sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Atos racistas aumentam nos EUA após vitória de Obama

Especialistas universitários norte-americanos revelaram que depois da eleição de Barack Obama como presidente dos EUA se registou um aumento preocupante de incidentes racistas no país.
Mark potok, director do centro Southern Poverty Law, no Alabama, contou à agência AFP alguns exemplos deste tipo de problema. Num deles, que se passou na Califórnia, vários automóveis foram vandalizados, com a inscrição de suásticas e frases racistas, como «voltem para África».
Na Pensilvânia, um casal deparou-se com uma cruz queimada à entrada de casa. Já no estado do Maine, foram encontrados bonecos de Barack Obama enforcados. No Ohio, vários estudantes foram apanhados a cantar «matem Obama».
O académico aponta que estes casos são apenas alguns entre «centenas e centenas» deles. Potok refere que os incidentes começaram a registar-se durante alguns discursos da candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin, em que se escutou «matem-no», numa referência a Obama.
Brian Levin, professor da Universidade da Califórnia, e especialista no estudo do racismo e extremismo, corrobora esta realidade. «Não temos estadísticas exactas, mas posso dizer que parece haver um pico importante de incidentes racistas desde as eleições até hoje», salientou, citado pela AFP.
Levin revelou ainda que as páginas na Internet de organizações como a StormFront, que exaltam a supremacia branca, viram crescer o número de acessos depois da vitória de Obama.

Fonte: http://diario.iol.pt/internacional/obama-racismo-xenofobia-iol-eua-barack-obama/1015138-4073.html

Nenhum comentário: