segunda-feira, 8 de março de 2010

Dignidade e respeito

Do blog da Elisa Nogueira

07/03/2010 — Elisa

O jornal Gazeta do Povo menciona que praticamente metade dos brasileiros, cerca de 45% da população, assume ter preconceito contra os homossexuais.

Embora na maioria das vezes as pessoas admitam essa discriminação, há ainda uma pequena parcela da sociedade que não assume e nem mesmo tem consciência do fato, ou seja, são os preconceituosos disfarçados. Estas pessoas negam, mas suas atitudes e comportamento tornam evidente o preconceito que muitas vezes têm vergonha de assumir.

Infelizmente as manifestações contra os homossexuais não têm se mostrado apenas por meio de insultos ou de exclusão social. Em Curitiba, a intolerância tem se manifestado por meio de crimes e agressões relacionados a grupos neonazistas, conforme publicado pelo jornal Gazeta do Povo (2009): “[...] casos de agressões relacionados a grupos neonazistas vêm aumentando em Curitiba nos últimos meses.”

Estas atitudes demonstram que, apesar da evolução científica e tecnológica e, embora o ser humano se considere moderno em pensamentos e atitudes, ainda se comporta de forma irracional diante do que não lhe é familiar.

Filmes como “Brokeback Mountain” tentam demonstrar que o sentimento é o que conta e não as imposições determinadas pela sociedade. Percebe-se, também, com a reportagem do casal gay que adotou quatro irmãos, que atitudes nobres independem da opção sexual dos indivíduos. No entanto, a não aceitação de alguém que é diferente é explícita e cresce a cada dia.

Percebe-se, portanto, a necessidade de conscientização da sociedade com a veiculação de campanhas de esclarecimento, uma vez que o fato de um indivíduo não seguir o padrão de orientação sexual determinado pela sociedade, não o torna um ser humano menos digno.

Nenhum comentário: