quarta-feira, 19 de setembro de 2012

França premia antropólogo especialista em índios da Amazônia


França premia antropólogo especialista em índios da Amazônia
18 de setembro de 2012  17h38  atualizado às 19h27

O antropólogo francês Philippe Descola, especialista nos povos indígenas da Amazônia, em particular nos Achuar do Equador, foi recompensado com a medalha de Ouro do Centro Nacional de Pesquisas Científicas francês (CNRS), uma das mais respeitadas distinções científicas do país, informou a instituição esta terça-feira. Professor do Collège de France desde o ano 2000 na cátedra de Antropologia da Natureza, Descola, 63 anos, é especializado na "relação estabelecida pelas sociedades humanas com a natureza", informou a CNRS em comunicado.
Após vários anos de pesquisas etnográficas entre os nativos Achuar, com os quais estudou "como os povos identificam os seres da natureza e os tipos de relações que mantêm entre eles", Descola estendeu sua reflexão a outras sociedades, indicou o documento. "Superando a oposição entre natureza e cultura, Descola redefiniu a dialética estruturando nossa relação com o mundo e os seres", acrescentou o CNRS.
Descola agora chefia o Laboratório de Antropologia Social, fundado em 1960 por Claude Lévi-Strauss, que foi seu professor. Desde que foi criada, em 1954, a medalha de ouro do CNRS distingue a cada ano o conjunto de trabalhos de uma personalidade científica "que contribuiu de forma excepcional para o dinamismo e a reputação internacional da pesquisa francesa".

Nenhum comentário: