quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Deu na INFO

Nazistas usam internet para recontar história

Terça-feira, 13 de novembro de 2007 - 18h34

SÃO PAULO – Uma pesquisa de mestrado da Unicamp mapeou as características dos neonazistas que divulgam suas idéias na internet.
Segundo a autora do estudo, a antropóloga Adriana Abreu Magalhães Dias, grupos neonazistas encontraram no anonimato da internet um campo adequado para propagar suas idéias e defender princípios preconceituosos.
De acordo com o estudo da Unicamp, uma das estratégias centrais do neonazismo é usar a internet para revisar a histórias.
Diversos fóruns e comunidades dedicam-se a desconstruir a idéia de que o nazismo é uma ideologia detestável e perigosa para a sociedade. Nos textos exibidos pela antropólogas, os neonazistas tentam justificar os crimes cometidos na Europa e pelo mundo durante o auge dos regimes nazistas, notadamente na Alemanha.
O objetivo central dos blogs e fóruns nazistas, diz a antropóloga, é atrair novos adeptos para o movimento e convencê-los de que não é vergonhoso integrar um grupo nazista.
A autora afirma ainda que os neonazistas tentam demonstrar que é possível construir um modelo político racista mesmo num país miscigenado, como o Brasil. O objetivo será implementar um racismo de Estado, que excluísse grupos não brancos do acesso às universidades, cargos políticos e de direção.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112007/13112007-21.shl

Nenhum comentário: