quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Google Rejeita Liderar Movimento De Censura Na Web

O Google não é a ferramenta que irá eliminar o ódio na web, disse nesta segunda-feira (12) o diretor da empresa em Israel, Meir Brand, em conferência da Anti-Defamation League (algo como liga anti-difamatória), um grupo judeu que combate o anti-semitismo. Durante a conferência, os organizadores apresentaram diversos exemplos de materiais disponíveis na internet que incitam o ódio contra os judeus e pediram mais ações para conter este tipo de conteúdo. Mas o diretor do Google no país explicou que sua companhia tem a filosofia do livre acesso, o que coloca de lado a guerra contra o ódio na rede. "No Google, nós seguimos uma linha de ser a favor do direito a livre expressão", disse.

"O Google não é e não deve funcionar como um central de controle do que pode ou não pode aparecer na web. Isto é função dos governos e das cortes decidirem", disse Brand. Alerta Brand também afirmou que o Google remove resultados de alguma busca "somente quando é requisitado por lei", por exemplo, quando direitos autorais de uma reportagem são infringidos.

Na Alemanha e na Áustria, o Google removeu conteúdo nazista, que contrariavam as leis locais. No entanto, Brand reconhece o problema e informou que o Google instituiu um sistema em que alerta para a possibilidade de alguns resultados apresentarem conteúdos que podem ser ofensivos. O alerta também informa que o resultado da busca não reflete necessariamente a opinião da empresa. O presidente da International Network Against Cyberhate (organização holandesa que combate a discriminação na rede), Christopher Wolf, elogia os esforços do Google, mas pede que seja feito mais. "A lei é só uma das ferramentas para combater este tipo de discurso", disse. "Nós também precisamos da cooperação voluntária das indústrias de internet".

Segundo Wolf, sites como o MySpace e o Facebook também são acusados de hospedar conteúdos racistas e ofensivos e deveriam fazer parte de um acordo para combatê-los.

Retirado de http://www.deolhonamidia.org.br/Noticias/mostraNoticia.asp?tID=314

No Brasil, a SaferNet organiza uma central de denúncia. É preciso parar de misturar liberdade de expressão com intolerância!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: