domingo, 17 de maio de 2009

Comentários a respeito da matéria

Em primeiro lugar, informo que este post está sendo digitado por meu marido, por motivos de saúde. Estou ditando o post.

No início de maio, concedi entrevista aos jornalistas da IstoÉ, para uma matéria que saiu hoje denominada de: Os nazistas brasileiros, cujo subtítulo informa: Um duplo homicídio revela a existência de novos seguidores de Hitler no País, com plano político, armas e conexões no Exterior.

Muito minunciosos, os jornalistas parecem ter feito um bom trabalho. Tenho a princípio, no entanto, duas críticas de pronto: a primeira, é à capa da edição, achei de mau gosto a exposição da suástica, reavivando na memória coletiva um símbolo do hediondo regime nazi. A segunda, é ao subtítulo: não foi este duplo homicídio que revelou a existência de neonazistas no país. Há crimes cometidos por estes grupos desde a década de noventa, e na Internet, sites, blogs, fóruns, chats, listas de discussão, comunidades em redes sociais virtuais têm participantes, que promovem o neonazismo, em grande número. Apenas a comunidade no Orkut, do jornal editado pela vítima do homicídio em questão, tem mais de 400 membros (dados de acesso do dia de hoje).

Há ainda muita intolerância na Internet. Em lingua inglesa, espanhola e portuguesa, há mais de 22.000 URLs que disponibilizam material que fazem apologia ao nazismo, que negam o holocausto, que oferecem material anti-semita, que descrevem, de forma profundamente racista, o negro e o judeu como "inimigos", que apresentam um discurso absurdamente homofóbico, que enfim, se valem de um discurso demarcado pelo ódio.

Precisamos nos reconstruir como humanos, a cada dia, na luta contra essa intolerância. Assim que puder, comentarei o restante da matéria.

Nenhum comentário: