terça-feira, 5 de maio de 2009

Grupo de neonazistas presos em Curitiba recolhia doações mensais em dinheiro

CURITIBA - Um economista de São Paulo está preso em Curitiba acusado de integrar um grupo neonazista e mandar matar o casal Bernardo Dayrell Pedroso, 24 anos, e Renata Waeschter Ferreira, 21 anos. Pedroso seria um rival do economista Ricardo Barollo, 34 anos, no controle de grupos de orientação nazista no Paraná e por esse motivo, segundo a polícia, foi eliminado. O advogado do economista, Adriano Bretas, diz que seu cliente estudou a ideologia nazista, conhecia Bernardo Dayrell Pedroso, mas não participa de movimentos de ultradireita. "Portanto negamos que ele tenha dado ordem para matar Dayrell ou qualquer outra pessoa."

O grau de organização do grupo impressionou a polícia paranaense.
- Eles faziam contribuições mensais em dinheiro para alavancar esse projeto - explicou o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. De acordo com ele, reuniões com até 100 adeptos do neonazismo foram realizadas em São Paulo, sob a liderança de Barollo.
Barollo foi preso em São Paulo. Com ele, foi apreendido farto material nazista. Também há registros de atas de reuniões e uma apostila onde se planeja a criação de novo país, batizado pela organização de "Neuland" (Terra Nova, em alemão).

A apostila tem detalhes de como seria o regime político desse novo país, da construção das casas ao processo eleitoral. "Achamos até títulos de eleitor já impressos", diz o delegado do Cope, Francisco Caricati.

Embora fosse projetado por brasileiros, o novo país teria seu território em solo europeu, livre, segundo os documentos encontrados, "da influência de negros, homossexuais e, principalmente judeus".

Além de Barollo, foram presos Jairo Maciel Fischer, 21, João Guilherme Correa, 18 anos, Rosana Almeida, 22, Gustavo Wendler, 21, e Rodrigo Mota, 19. Fischer e Correa teriam sido os autores dos disparos que mataram Bernardo e Renata, quando eles saiam de uma festa em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. A festa, promovida para comemorar o aniversário de Adolf Hitler, foi organizada por Pedroso. Mota seria o motorista do carro que levava Fischer e Correa e Rosana e Wendler foram responsáveis por atrair o casal para fora da festa.

Nenhum comentário: