segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Disseminação de mensagens neonazistas pela Internet preocupa autoridades alemãs

por Marcelo



Cerca de 1800 sites em alemão de grupos de extrema esquerda são administrados por neonazistas, segundo estimativa de especialistas.
Stefan Glaser, da iniciativa Jugenschutz.net, diz que os extremistas da direita radical alemã estão cada vez mais audaciosos. Os sites de conteúdo racista e xenófobo, de acordo com Glaser, são cada vez mais elaborados. Agora apresentam uma publicidade mais precisa contendo frases de efeito, músicas sobre o tema e animações.
"Eles não se apresentam mais como antiquados sites nazistas, mas se mantêm dentro da lei, sem cometerem qualquer infração. Nada de suásticas e coisas assim, mas símbolos simpáticos. E slogans como 'Nós agitamos o sistema - junte-se a nós!'. Nossa experiência mostra que, quando jovens acessam sites como esses, num primeiro momento dizem 'Ok, vamos continuar clicando'", revela o especialista.
O Jugenschutz.net, de acordo com o site noticioso Deutsche Welle, é uma iniciativa de governos estaduais da Alemanha que montaram uma força-tarefa com objetivo de identificar quais servidores armazenam propaganda racista. Quando encontram algum conteúdo nazista, exigem que provedores e empresas de comunicação responsáveis bloqueiem o acesso a essas páginas.
Os pedidos em geral, garante Glaser, são prontamente atendidos. "Isso porque é prejudicial aos negócios ser associado a neonazistas e conteúdos ofensivos à dignidade humana. Claro que se teme perder clientes caso isso se torne público".

Nenhum comentário: