sábado, 22 de agosto de 2009

Publicidade em sites de conteúdo é mais efetiva do que em portais, diz estudo

Publicado por Daniela Braun, às 15h59 IDGNOW

Campanhas online realizadas em sites de conteúdo são mais efetivas do que em grandes portais ou por meio de intermediários.
Esta é a conclusão de um estudo divulgado nesta quinta-feira (13/8) pela Online Publishers Association - entidade que representa criadores de conteúdo na internet como ESPN.com, MSNBC.com e as versões online dos jornais New York Times e The Wall Street Journal.

O estudo da OPA mostra que a efetividade das campanhas - anúncios memorizados pelos internautas nos últimos 30 dias - foi 21% superior em sites de conteúdo do que em portais, e 50% maior em relação a campanhas de volume gerenciadas por intermediários na internet.

"O que este estudo mostra é que a opção de menor custo não é produtiva", disse o vice-presidente sênior de operações digitais da New York Times Co. em uma reportagem do jornal Wall Street Journal.

A análise realizada pela empresa de pesquisas Dynamic Logic reúne três anos de informações sobre mais de 4.800 campanhas na interne, usando uma ferramenta de medição da Dynamic Logic.

Os anúncios de display, que compõem grande parte das ações tradicionais de publicidade digital, também vêm perdendo espaço, apontam dados da consultoria PricewaterhouseCoopers. Nos Estados Unidos, o ganha-pão da publicidade online vai perder 17% de participação, o que equivale a 4 bilhões de dólares.

Ainda de acordo com a PwC, a receita de publicidade digital dos Estados Unidos deve somar 24,1 bilhões de dólares, uma queda de 3,2% em relação a 2008. Mundialmente, o gasto com anúncios online no segundo trimestre deste ano caiu 5% em relação ao mesmo período do ano passado, somando 13,9 bilhões de dólares, segundo a IDC.

Os portais e as empresas que administram campanhas se defendem, na reportagem, afirmando que, nos sites de conteúdo, anunciantes pagam preços altos por audiências menores. O argumento é que, por meio dos portais, o anunciante pode fazer mais barulho com um único anúncio, atingindo uma audiência maior.

Para alguns anunciantes, o estudo simplifica demais as ações de marketing, que hoje são pulverizadas entre portais, sites específicos e redes de anúncios, com objetivos e alvos distintos.

Nenhum comentário: