sábado, 8 de março de 2008

Comitê da ONU constata persistência de racismo em diversos setores dos EUA

Genebra - O racismo e a discriminação a certas minorias étnicas continuam em diversos setores dos Estados Unidos, do acesso à moradia e à escola até a justiça, segundo as conclusões divulgadas hoje pelo Comitê da ONU para a Eliminação da Discriminação Racial.

O documento afirma que minorias como os afro-americanos e os hispânicos "estão concentrados de forma desproporcional em áreas residenciais pobres caracterizadas por condições de moradia inferiores, com oportunidades limitadas de emprego, acesso inadequado à saúde, escolas mal dotadas e alta exposição ao crime e à violência". O comitê, por isso, pede para que o Governo americano intensifique seus esforços para reduzir "o fenômeno da segregação residencial baseada na origem racial, étnica ou natural".

Getty Images

Estudante barrado em universidade dos EUA nos anos 60, quando conflitos raciais se agravaram no país


O organismo da ONU se diz preocupado com "a persistência de uma segregação racial nos colégios públicos" e pede a análise das causas deste fenômeno para elaborar estratégias efetivas para seu fim.O texto também constata discriminação racial no sistema de justiça criminal, com um desproporcional número de pessoas pertencentes a minorias entre a população reclusa, "o que se deve supostamente ao tratamento mais severo que estes acusados, especialmente os afro-americanos, recebem em vários períodos do processo criminal". Também critica o "diferente impacto" que teve o furacão Katrina, em 2005, nos residentes afro-americanos de baixa renda, "muitos dos quais continuam desabrigados mais de dois anos depois" do desastre natural.Por isso, pede à administração que aumente seus esforços para facilitar o retorno dos desabrigados a seus lares ou lhes garanta o acesso à moradia.

A discriminação racial nos EUA afeta também a população indígena, segundo o comitê, que se mostra preocupado pelas informações sobre "atividades - como testes nucleares e armazenamento de produtos tóxicos - realizadas ou planejadas em zonas de significado espiritual ou cultural para os nativos americanos". Durante os dias em que o Comitê estudou o caso americano, diversas ONGs e grupos defensores dos direitos humanos criticaram a atitude da delegação oficial dos EUA, composta por vários funcionários enviados por Washington, de negar que as desigualdades que existem no país sejam causadas pela discriminação racial.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/0,,PIO341884-5602,00.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/03/07/comite_da_onu_constata_persistencia_de_racismo_em_diversos_setores_dos_eua_1220493.html

Nenhum comentário: