quinta-feira, 20 de março de 2008

Yahoo! lança nova plataforma de buscas pela internet

Bruno Rosa, O GLOBO

RIO - O portal de serviços e buscas Yahoo! apresenta a nova geração de buscadores da Internet. Os internautas que utilizarem o buscador do Yahoo!, a partir de agora, têm disponíveis o "Assistente de Buscas", o visualizador de imagens e o player de vídeos na página de resultados.
A empresa afirma que as novas ferramentas são exclusividades do Yahoo! Search e do Yahoo! Cadê. O Assistente de Busca é um sistema intuitivo que mostra sugestões de palavras relacionadas enquanto o usuário ainda está digitando o que quer encontrar (ex.: ao digitar "det", aparecem termos como "detran", "detran sp" e "detran rj"). Além disso, ao lado das sugestões, uma caixa de "Conceitos Relacionados" mostra termos relativos à pesquisa feita, mesmo que a palavra não tenha sido digitada (ex.: "multas", "licenciamento", "IPVA" e "CNH") que, quando clicados, geram novas páginas de resultados. Estas sugestões são oferecidas com base nas pesquisas anteriores de usuários que buscaram a mesma palavra.

Outro recurso incorporado aos buscadores Yahoo! e Yahoo! Cadê é a possibilidade de os internautas visualizarem as imagens e vídeos trazidos na própria página de resultados da busca. Quando é feita uma pesquisa e o resultado contém vídeos e fotos, a página de resultados de busca mostrará diretamente a imagem, ou um player, que possibilitará ao navegante assistir ao vídeo, ali mesmo na página do buscador, sem a necessidade de clicar em um link para ir a outra página.

- Estas novas funcionalidades exclusivas do Yahoo! fazem parte do processo de lançamentos que o Yahoo! Cadê? apresentará este ano. São ferramentas que chegam para oferecer uma busca cada vez mais eficiente e relevante. Além disso, estas novidades marcam o início da nova geração de buscadores, que identifica as intenções do usuário, com base no comportamento de outros internautas, aumentando a compreensão de suas necessidades em relação ao que eles estão buscando - comenta o diretor de Produtos do Yahoo! Brasil, Fabio Boucinhas. - Para este ano ainda teremos novidades relacionadas à participação efetiva dos usuários e desenvolvedores na busca - antecipa o executivo.

Nenhum comentário: