segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Notícias, infelizmente, do neonazismo

Enfrentamentos em show neonazista deixam 11 agentes feridos na Alemanha

Ao menos 11 agentes alemães ficaram feridos na noite deste sábado (23) ao serem atacados por ativistas neonazistas quando tentavam dissolver o público presente em show de grupo de extrema direita na cidade de Rostock (ao norte do país).
Um porta-voz informou que 11 policiais e três neonazistas ficaram feridos nos enfrentamentos, ocorridos em um antigo pavilhão industrial que servia de palco ao concerto, que não tinha sido autorizado pelas autoridades municipais.
Unidades antidistúrbios detiveram 38 jovens radicais de extrema direita procedentes dos Estados de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Schleswig-Holstein e Berlim, e apreenderam materiais de propaganda.
Quando os agentes chegaram para dissolver o público que assistia ao show, foram recebidos com "uma chuva de caixas de cerveja, garrafas, bancos e até extintores", disse o porta-voz da Polícia.

Neonazistas atacam sistematicamente gays em província espanhola
Três neonazistas foram presos em flagrante pela polícia de Sevilha, Espanha, por atacar casal gay que andava de mãos dadas em uma praça na cidade.
O casal passeava na praça quando foi insultado por dois skinheads. Depois, outro agressor se juntou a eles e começaram a bater no casal.
Em um momento, segundo as testemunhas, um dos neonazistas sacou a faca e gritou "Hitler". Foi quando o casal foi salvo por transeuntes que passavam na praça e chamaram a atenção da polícia.
Com a chegada dos policiais, dois fugiram e um foi preso no local. Mais adiante, os outros agressores foram presos também.
Os rapazes foram identificados pela polícia como neonazistas devido às tatuagens, cabeças raspadas e inscrições nas camisas.
Dois deles, ambos de 22 anos, não tinham antecedentes criminais e o terceiro, de 25 anos, já foi preso quatro vezes por agressão.
As vítimas foram hospitalizadas. Um rapaz teve contusões na face e o namorado quebrou um dedo da mão e feriu os lábios.
O presidente da ONG Colega em Torremolinos disse que embora o ambiente da cidade não seja homofóbico aumentaram os ataques a gays ultimamente.

Nenhum comentário: