terça-feira, 10 de março de 2009

Polícia alemã apreende material neonazista

Stuttgart, Alemanha - A polícia alemã apreendeu material de propaganda e gravações de grupos musicais neonazistas nesta quarta-feira em uma operação coordenada e de alcance nacional por mais de 200 domicílios e escritórios em todo o país.
Segundo a polícia de Stuttgart, que coordenou a acção, os agentes apreenderam abundante material, gravações e CDs. A Procuradoria de Stuttgart preparava a operação há meses, em coordenação com o Departamento Federal de Polícia (BKA), com sede em Wiesbaden.
A produção e venda de música de direita que promove uma agenda extremista ou ódio racial são crimes na Alemanha. O principal objectivo da acção é confiscar itens proibidos, como músicas, para evitar a difusão dos extremistas.
Mais de 60 anos depois da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, estes grupos ainda são um problema na Alemanha, principalmente na parte leste do país, ex-comunista, onde o desemprego é quase o dobro que a taxa do oeste.
De acordo com a imprensa alemã, há pelo menos cem suspeitos de serem neonazistas no alvo das investigações. A polícia informa que as buscas ocorreram em todos os 16 Estados, mas não diz se alguém foi preso.

Um comentário:

Mirela Portugal disse...

Professora, primeiro parabéns pelo blog. Segundo, sou Mirela Portugal, repórter do Jornal A Tarde, e tentei procurá-la para entrevista via Unicamp, em vão até o momento. Estou escrevendo uma matéria sobre neonazismo e skinheads no Brasil, e encontrei alguns artigos de sua autoria online sobre o assunto. Gostaria de repercutir e interpretar alguns dados com a senhora, por email ou por telefone. Por favor, caso tenha interesse, me envie uma resposta no email miulela@gmail.com
Agradeço, desde já.


--
Mirela Portugal
repórter do Jornal A Tarde
mportugal@grupoatarde.com.br
71 8769-8942
71 3340-8800