segunda-feira, 2 de julho de 2012

Documentos de neo-nazis destruídos: demissão nas secretas alemãs


Documentos de neo-nazis destruídos: demissão nas secretas alemãs

Principal responsável deixa o cargo, em escândalo que envolveu grupo violento de extrema-direita

Por: tvi24 / BR  |  2- 7- 2012  17: 2

Heinz Fromm, o principal responsável pelos serviços secretos alemães, demitiu-se nesta segunda-feira, na sequência da divulgação da informação de que as secretas tinham destruído informação sobre um dos mais violentos grupos neo-nazis da Alemanha no memso dia em que as autoridades decidiram investigar a sua ligação a uma série de crimes.

Fromm apresentou o pedido de demissão ao ministro do Interior, Hans-Peter Friedrich e este foi aceite na segunda-feira de manhã, informa a «Spiegel Online». O antigo responsável disponibilizou-se para dar explicações no Parlamento alemão. O Serviço Federal de Proteção da Constituição, ao qual Fromm presidia, estava há muito debaixo de fogo, acusado de incompetência na forma como lidou com este caso.

Mas a revelação, na semana passada, de que os próprios serviços tinham destruído a informação relativa ao Nationalsozialistischer Untergrund (NSU), a organização neo-nazi que viria a ser considerada culpada da morte de 10 pessoas, foi a gota de água. É a mais alta demissão nas secretas germânicas desde que o caso começou.

A justificação para a destruição dos documentos terá sido o facto de já ter passado o prazo legal para estes serem guardados, mas havia também a suspeita de que os serviços secretos tinham informadores na chamada célula de Zwickau, a cidade onde estava baseado o NSU, e não queriam que fossem revelados dados sobre esses informadores.

Nenhum comentário: