quinta-feira, 12 de julho de 2012

Investigação a neonazis faz terceira "baixa" nas secretas


Investigação a neonazis faz terceira "baixa" nas secretas

por Lusa, publicado por Luís Manuel CabralOntem

O chefe da repartição da Saxónia do Verfassungsschutz (Proteção da Constituição) alemão, Reinhard Boos, pediu transferência, foi hoje anunciado, tornando-se na terceira "baixa" associada às investigações de uma célula terrorista neonazi, naqueles serviços secretos.
No princípio do mês, o chefe do Verfassungsschutz nacional, Heinz Fromm, pediu a reforma antecipada, e o chefe da repartição da Turíngia, Thomas Sippel, foi jubilado compulsivamente, depois de se constatar que foram destruídos indevidamente, ficheiros relacionados com informações sobre membros da referida célula, nos serviços da Turíngia.
A célula terrorista "Nationalsozialistischer Untergrund", NSU (Nacionais-Socialistas na Clandestinidade) assassinou presumivelmente 10 pessoas, oito imigrantes turcos, um imigrante grego e uma agente da polícia, entre 2000 e 2007.
Nas suas atividades incluíram-se ainda, segundo o Ministério Público federal, atentados e roubos à mão armada, mas a existência da NSU só foi descoberta pelas forças de segurança quando dois dos seus membros se suicidaram, na sequência de um assalto a um banco, a 04 de novembro de 2011, em Eisenach, no leste da Alemanha.
O terceiro elemento do grupo, uma mulher, entregou-se à polícia depois de ter feito explodir o apartamento em Zwickau (Saxónia) onde residia com os dois cúmplices, após a morte destes, e está detida a aguardar julgamento.
Boos pediu transferência para outros serviços depois de se constatar que os serviços do Verfassungsschutz que chefiava na Saxónia, não entregaram à comissão de inquérito do parlamento regional da Daxónia, em Dresden, todos os ficheiros relacionados com as atividades da NSU, como inicialmente garantiu o ministro do interior deste Estado federado, Markus Ulbig.

Nenhum comentário: