Etnografia elimina respostas falsas
São inúmeras as vantagens do marketing etnográfico. Empresas com atuação global utilizam-se da etnografia para saber como seus produtos e/ou campanhas publicitárias serão recebidos nos diversos países. Nos países de cultura islâmica, por exemplo, as roupas masculinas são lavadas separadamente das femininas. Uma informação como essa é fundamental para que as empresas não "arranhem" suas imagens.
A convivência com os consumidores evita desvios dos levantamentos de mercado, entre eles, respostas falsas e inibição diante de questões "melindrosas".
Foi dessa forma que uma antropóloga da Unilever observou uma consumidora tomando banho. Em uma mão ela segurarava a embalagem do xampu; na outra, a tampa. Sua reclamação de que não conseguia passar o produto nos cabelos, fez com que a empresa adotasse no Brasil as embalagens flip-top (aquelas em que a tampa fica embutida na embalagem).
Algumas descobertas creditadas ao comportamento dos consumidores:
• Sorvetes - Nem mesmo o clima quente brasileiro contribui para que o consumo seja maior do que o dos países europeus. Por trás disso, o conceito de que ainda prevalece a mentalidade de que as sobremesas devem ser feitas sempre em casa. Ou seja, servir alimentos industrializados após as refeições indica falta de atenção da dona de casa, segundo os observadores;
• Alimentos matinais - A maioria dos produtos do café da manhã dos brasileiros é consumida em lanches durante o dia, e não apenas no café;
• Inseticidas - As iscas mata-baratas foram desenvolvidas para que os insetos as levem para seus ninhos, contaminando-os. Os descobridores, porém, não contavam que muitas pessoas não resistem ao ver as baratas saindo vivas das armadilhas e as matam com inseticidas.
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