Hoje faz 69 de uma páscoa judaica que merece ser recordada, que marcou o dia 19 de Abril de 1943. Na noite deste dia, a tenebrosa SS entrou no gueto de Varsóvia, tentando conter a revolta que começara em janeiro, planejando uma ação de três dias. No entanto, eles sofreram perdas e emboscadas por insurgentes judeus, que dispararam de forma agressiva numa das maiores resistências contra a opressão já vistas. Mulheres, homens e crianças lutaram bravamente por suas vidas.
Enquanto a batalha continuou dentro do Gueto, a resistência polonesa reagiu em seis locais diferentes, e tentou romper os muros do gueto com explosivos, mas os alemães repeliram o ataque.
Algumas centenas de judeus decidiram pegar em armas contra os alemães da ocupação, decidindo pela lutar como opção à morte quase certa imposta pela "Solução Final" nazista. Eles sabiam que não teriam nenhuma chance de vencer, não lutavam pela vitória mas pela dignidade da vida humana. O levante foi um grito contra a opressão, contra o totalitarismo.
Que este grito ecoe em nosso corações sempre, em sua homenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário