O analista e desenvolvedor de MMORPGs, Scott Jennings, é hoje uma das maiores autoridades em mundos virtuais, tendo inclusive lançado um livro sobre o assunto, intitulado "Massive Multiplayer Games for Dummies" (Jogos de Mundos Massivos para Leigos).
Ele é um dos que acreditam que o modelo de assinatura mensal adotado por jogos como World of WarCraft está com os dias contados, e faz questão de basear suas opiniões em vivências dentro destes mundos virtuais, onde mantém um avatar e participa ativamente. Sobre o Second Life, onde seu nome é Lum Lumley, o autor já escreveu ensaios e apontou as qualidades que fazem do metaverso da Linden Lab um sucesso, principalmente entre as mulheres. Mas sem esquecer dos defeitos, ele respondeu ao blog New World Notes algumas perguntas sobre como aprimorar o Second Life. Seguem os três pontos mais importantes dessa conversa, em ordem de importância que o próprio Scott listou.
1- Investir pesado em serviços para clientes Enquanto a natureza libertária do SL é responsável por grande parte de seu crescimento, o fato é que mundos online são serviços; e serviços exigem suporte. A percepção é que o SL não dá apoio a seus usuários - retificando que para eles (usuários), precisa existir uma presença visível e reconhecível desse apoio.
2 - Limpeza da mainland Anúncios excessivos e Spam dão ao usuário uma impressão horrível do SL. Novamente, isso se opões aos impulsos libertários da Linden mas é parte do interesse comum da comunidade. Existem vários termos de uso para proprietários de ilhas e terras que a Linden pode se apoiar e, claro, reforçar essa limpeza, porém isso requer mais serviços para clientes e por isso esse ponto é o numero 2 e não o 1.
3 - Estabelecer parceria com empresas terceirizadas para fornecer diretório de serviços. Mesmo aprimorando a ferramenta de pesquisa (e desabilitando o "Lugares Populares", a melhor coisa que a Linden fez este ano) é muito difícil encontrar coisas no SL se você não sabe o que está procurando. Um "Guia Lonely Planet para O Second Life" seria ótimo. É surpreendente para mim que ninguém tenha pensado nisso ainda! Quando informado que a Linden já anunciou que proibirá as famigeradas AdFarms (terrenos entupidos de publicidade), Scott Jennings respondeu duramente: "Simplesmente anunciar uma nova apólice de uso e não reforçá-la meramente exibe um senso de má administração". Veremos se a Linden escutou o puxão de orelha de Jennings e buscará melhorar o metaverso para seus milhares de usuários. Fonte: NWN
Nenhum comentário:
Postar um comentário